Home   |   Caio Fábio   |   Notícias   |     Vem & VÊ TV   |   Loja Virtual   |   Download   |   Contato    |      En Español      In English

E-mail

Senha Pesquisa
 

 

Esqueci minha senha Ainda não tenho cadastro

Pesquisa avançada

Hoje, segunda-feira, 20 de maio de 2013

CANAIS

Mensagens da Graça

In English

Cartas

A Mente de Paulo

Informativo

A Nueza da Alma

Reflexões

Devocionais

Histórias

Artigos

Opinião

Clássicos

Notícias - Brasil | Mundo

En Español

Vem & Vê TV

Cadastre-se

Contribuição

 

Você é a favor da redução da maioridade penal?

Sou a favor da redução

Sou contrário a redução

Sou a favor da redução para idade de 12 anos

Sou a favor da redução para idade de 16 anos

Sou a favor da redução para idade de 14 anos

 

Baixe gratuitamente, livros, mensagens e conteúdos diversos.

Faça agora mesmo o seu cadastro gratuito e receba informações atualizadas.

 

Página principal > Artigos

A+  |  A-  |  Imprimir  |  Download Abrir em nova janela   |   Enviar para um amigo

CONSELHOS RÁPIDOS AOS FORMANDOS EM TEOLOGIA

A formatação do texto está ruim? Clique aqui.

 

 

 

 

CONSELHOS RÁPIDOS AOS FORMANDOS EM TEOLOGIA

 

O homem é salvo pela loucura da pregação!

Quando  a  insanidade  divina irrompe na lógica das nossas presunções e a revelação  estabelece  a  verdade  nas  vísceras  do  ser, aí a graça foi  plantada.  Então,  não  tente  explicar  a Deus; tente discernir o homem, porque  o  Evangelho não é mais do que isso: eu sei quem eu sou; você não deve  ser  diferente  de mim. As nossas diferenças são apenas do ponto de vista moral e cultural; mas nós todos temos uma dívida impagável para com Ele  e  Ele  respondeu  a isso com um amor inexplicável, de modo que ante esse  amor eu agora tenho a coragem de examinar meu coração e você o seu, pra que nós, discirnamos o que, que, esse amor quer fazer pra nos curar e nos  levar  a  alguma  coisa  que  seja  mais semelhante com a imagem que projetou para nós.

O  verdadeiro  teólogo  deve  ser  o  mestre  de  almas  humanas e não um recitador  de  textos, de referências, de filósofos e de outros bobos que já tomaram muito tempo da gente na antiguidade.

 Se o cristianismo tivesse apenas pregando o Evangelho e não tentando defender Deus  – Apologética – mas discernir o homem e aplicar a Palavra da graça aos humanos,  podem ter certeza: a história teria sido completamente outra.

 A  salvação da teologia é se converter em adoração a Deus, em discernimento da Palavra, e a aplicação da Palavra à vida, não como moral comportamental, mas como discernimento psico-ético.

Outra desgraça do cristianismo foi a criação dessa teologia moral cristã; foi a coisa mais pagã que já se inventou e o meu amigo Agostinho pisou na bola feio, e Tomás de Aquino se esborrachou. Todos com graves problemas na área da sexualidade. Se você quiser saber o tamanho da doença sexual dos teólogos da igreja cristã, compre um livro chamado “Eunucos por amor ao reino de Deus”, pra ter uma história horrorosa de ver como traumas sexuais produziram teologias horrendas e geraram uma moral cristã adoecedora, neurótica, que patologizou a alma coletiva da igreja até hoje.

A  salvação  da  teologia  é, portanto, se converter em adoração a Deus e discernimento da Palavra e aplicação da Palavra à vida, mas não numa moral   comportamental, mas num discernimento psico-ético.  Por que psico-ético?  Por  que tem uma dimensão que é psíquica, que tem a ver com a nossa individualidade e com a nossa necessidade de processo de individuação; de nos tornarmos nós mesmos, por que o chamado de Deus na Escritura é para que cada um de nós tenha uma consciência. E não é moral, é ética. Porque moral é o resultado  do  IBOPE  da  maioria  das conveniências majoritárias. Na moral não existe processo de individuação; existe processo de massificação.

A  promessa  do  apocalipse é que cada um de nós vai receber uma pedrinha branca com um novo nome que ninguém conhece, só aquele que o recebeu.


Essa é a promessa maior de que a redenção culmina num processo de individuação eterno.

Agora,  para que isso aconteça, é preciso que não haja moral; é preciso que haja ética – uma coisa não tem nada a ver com a outra.

A moral é essa conjunção de interesses; já a ética vem de “ethos”; vem dessa coisa que é em  si  – que é um telhado que cobre a vida que factibiliza e propicia à  existência; e à vida um modo de ser. É um conforto  pra alma. 

 

A ética, portanto, tem a sua aplicabilidade profundamente  individual porque não haverá jamais uma ética que faça bem ao outro e faça mal a mim.

 A ética, conforme a Escritura, é aquela que faz bem a mim e faz bem ao outro.  Porque aquilo que quereis que os homens vos façam; isso, mesmo, fazei a eles.

Quando  isso é entendido, existe espaço para o processo de individuação e de  aplicação  desse conceito do que seja vida e cobertura pra vida tanto pra mim, quanto pro outro.

As  pessoas  não  precisam  de  doutrinas;  elas precisam de entendimento espiritual. O entendimento espiritual só acontece como revelação na graça, e sem ser a partir da graça jamais se terá entendimento espiritual.

Por isso a tarefa de qualquer teologia é gerar entendimento espiritual. O que falta à igreja é entendimento; é compreensão da vida; é discernimento do próprio coração; é graça e misericórdia pra com o próximo; porque Deus, nós não iremos entendê-lo, mas é nosso privilégio conhecê-lo de todo coração.

E que Deus nos abençoe, em nome de Jesus.



Trecho da II Jornada Teológica - Fazendo Teologia Hoje
Rev. Caio Fábio D´Araújo Filho
Seminário Teológico Episcopal Carismático - SETEC
Recife, PE - 08/03/2004.

 


< Voltar

   

Compartilhe esta página

FACEBOOK DIGG DEL.ICIO.US TECHNORATI

Home   |   Caio Fábio   |   Notícias   |     Vem & VÊ TV   |   Loja Virtual   |   Download   |   Contato    |     En Español      In English

www.caiofabio.net  - Todos os direitos reservados. Política de privacidade e segurança