100%
Um convite a doce revolução. Vem e Vê.
Google Play Baixe o aplicativo. O evangelho no toque do seu dedo!

TEXTOS > HISTÓRIAS

Igreja Betânia: dá saudade de como era

BETÂNIA
Ali o Senhor ordena a bênção

Este livro narra a história da Igreja Presbiteriana Betânia, em Niterói, escrita pelo Presbítero Dr. Romeu Salles Fernandes, focalizada desde suas raízes até o ano de 1994.

1ª edição 1994 – Tiragem: 1000 exemplares
Revisão: Romeu Salles Fernandes





PREFÁCIO
Foi um tempo muito alegre aquele: tempo de surpresas, de expectativas; tempo de cooperação, de mutirão, de entusiasmos, de desejo de ver algo concretizado na vida da Igreja nascente.

Grandes e pequenos, crianças e adultos...

Na impossibilidade de falar todas as lembranças daqueles dias que marcaram a nossa vida – o despontar da Igreja Betânia, - gostaria de mencionar dois fatos que sempre me vêm à lembrança quando me reporto aquele ponto.

O primeiro deles teve lugar no período em que o grupo de irmãos da futura congregação se reunia de casa em casa, nos domingos à tarde.

Naquele domingo, 17 de dezembro de 1961, nossa casa seria a privilegiada, como local dos estudos bíblicos.

Estava na cidade um circo famoso, envolto em muita propaganda pelas ruas.

Meu filho mais velho, naquela época com 12 anos de idade, veio me dizer que gostaria de ir ao circo naquela tarde.

Chamei-o à parte e conversamos. Eu lhe disse: __ Você sabe que não temos o hábito de freqüentar esses lugares no domingo, que é o “dia do Senhor”. Além disto, a escola dominical vai ser em nossa casa, hoje.

Vamos colaborar!

Ele ficou meio amuado, mas concordou.

Estava em pleno funcionamento a classe, em casa, quando alguém chegou com a notícia da tragédia do circo incendiado, que fez centenas vítimas.

Lembro-me do olhar espantado e ao mesmo tempo agradecido do meu filho, naquele instante!

O outro fato ocorreu mais tarde, por ocasião da inauguração do segundo pavimento da sede antiga da Betânia. A SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) se programara para fazer a limpeza e arrumação das salas da escola dominical. Seria uma faxina e tanto, pois o piso estava marcado de restos de cimento e muito sujo.

Na hora combinada, o grupo se reuniu. Subimos as escadas que davam acesso ao piso superior. Aí se nos deparou um quadro comovedor: o ilustre advogado, Dr. Caio Fábio de Araújo (pai do pastor Caio Fábio, e que mais tarde veio a ser também pastor), recém convertido, lá estava no corredor, assentado no chão, raspando as sobras de cimento, fazendo a parte mais difícil do trabalho que havíamos programado!

Não podíamos entender aquilo!

Ele ficou constrangido: sentira o desejo de nos preceder, facilitando para nós as coisas; mas achava que viríamos mais tarde!

Foi nesse clima de cooperação, milagres, trabalho e muito amor que nasceu a Igreja Presbiteriana Betânia.

Louvado seja o Senhor pelas orações que subiram aos céus pelas respostas recebidas!

Desejamos que o povo que se formou aí prossiga nesse ritmo, crescendo cada vez mais, para louvor e glória de Deus!

Amém!

Maria José de Almeida Elias
Niterói, novembro de 1994